Quem não aprecia um quarto confortável e onde se sente bem, com privacidade e relaxamento? Exatamente por isso, é necessário atenção a diversos detalhes no momento de montar ou reformar o quarto.
Planejamento e mobiliário
Não permita que a empolgação fale mais alto que o planejamento. Avalie os aspectos decorativos e até mesmo o espaço do quarto. É necessário fazer medições e escolher móveis, além de bonitos, que permitam transitar com tranquilidade pelo cômodo. Ser orientado por profissional especializado é um bom caminho.
Ter quantidade elevada de mobiliário no dormitório é um equívoco. Analise bem as opções. Exagerar no volume de móveis e objetos pode diminuir consideravelmente o espaço e se torna um grande estorvo à organização.
Preferencialmente, segundo especialistas apontam, armários embutidos têm de ficar em paredes internas da casa. Se ficarem em paredes externas, são ligadas às fachadas, aumenta a chance de mofo nas roupas por meio de infiltrações a médio e longo prazo.
Instalar espelhos nos lugares certos é bem-vindo para dar a sensação de amplitude ao quarto.
Cama x cabeceira
As mesas de cabeceira têm de ser proporcionais em largura e profundidade à altura da cama para evitar desconfortos e espaço para colocação de itens básicos.
Preste atenção ao tamanho da cama e da cabeceira e ao espaço disponível no quarto. Sempre tenha ao menos 70 centímetros livres ao lado da cama, pois a abertura de armários nunca pode ser prejudicada.
Ventilação e iluminação
Cômodos como quartos devem ficar em regiões ventiladas da casa, com acesso à entrada da luz do sol para evitar problemas com umidade.
É interessante que o quarto disponha de algumas opções de luz, com luminárias auxiliares, a fim de possibilitar maior qualidade ao sono e permitir que o corpo acompanhe o ciclo circadiano, que faz a regulação natural do dia e da noite. Somente um ponto de luz não torna o quarto agradável.
Erro recorrente é escolher a temperatura de cor das lâmpadas. Geralmente compra-se lâmpadas com 5000K.O certo, porém, é a luz de temperatura branco quente, até 3000K, ajudando a deixar o ambiente mais confortável para uma boa noite de descanso.
Cortinas e cores
A definição das cortinas é também impacta na qualidade do sono. Há quem fique com cortinas abertas, atrapalhando o período de repouso. Se atente ao tecido. A cortina ideal é aquela que deixa a penetração da luz do dia, mas gera privacidade ao período noturno.
Usar cores vivas demais ou estampas de forma exagerada deixa o quarto muito carregado. Opte sempre por tons leves e naturais. Torne o quarto harmônico, combinando cores de móveis, roupas de cama e revestimentos.