Os móveis planejados no quarto garantem um ambiente mais funcional, proporcionando espaço para os pequenos brincarem e se desenvolverem
Ter móveis planejados no quarto é uma forma de aproveitar melhor o espaço e garantir a organização daquele ambiente. Isso se torna ainda mais importante quando o quarto infantil é pequeno.
O quarto é o local onde os filhos vão passar boa parte do tempo, estudar, brincar e desenvolver atividades. Por isso, eles precisam se sentir confortáveis nesse espaço. Ter um quarto pequeno infantil não é motivo para que ele seja desorganizado. Os móveis planejados proporcionam um ambiente mais funcional e garantem um espaço para os filhos se desenvolverem.
Vantagens de planejar o quarto infantil
O ambiente planejado tem maior segurança para a criança, evitando possíveis armadilhas nas quais ela possa se machucar; o quarto feito sob medida é mais funcional, com um espaço para dormir, outro para estudar, brincar; a arrumação do quarto infantil também acaba facilitada quando o cômodo é planejado.
É possível envolver a criança no projeto e fazê-la opinar sobre alguns detalhes, principalmente em relação à decoração. O laço afetivo com o quarto será maior e o projeto terá exclusividade – e a cara do pequeno!
Como organizar os móveis no quarto infantil?
O quarto feito sob medida tem a vantagem que a análise do aproveitamento do espaço será feita por um profissional. Contudo, a participação dos pais no processo é importante, até mesmo para entender o que será mais funcional para a família.
Um dos pontos-chave é o posicionamento da cama e guarda-roupa. A integração parcial desses dois móveis aumenta muito o espaço disponível. Se a área for muito pequena, considere também as camas que contém um mini guarda-roupas dentro delas.
É preciso lembrar de separar um nicho para guardar os brinquedos e os livros, assim como ter um espaço para estudar e brincar.
Uma tendência para quartos infantis é a escolha por móveis do tamanho da criança, chamado de design montessoriano. A ideia é estimular a autonomia do pequeno, possibilitando que as coisas que ele precisa estejam ao alcance da mão.
Quarto infantil planejado com duas camas
Se um quarto infantil pequeno já é um desafio para acomodar um filho, com dois a dificuldade é ainda maior. Veja algumas dicas:
- Beliche: uma possibilidade é optar por camas que não ficam exatamente uma embaixo da outra, com uma delas levemente mais para a direita e a outra mais para a esquerda. A ideia é utilizar esses pequenos espaços que “sobram” nas laterais para inserir prateleiras ou gavetas;
- Bicama: uma das camas é uma "gaveta" que fica embaixo da primeira; essa solução é ideal para quartos muito pequenos;
- Lado a lado: dê preferência a encostar as camas em paredes opostas, aumentando o espaço entre elas; o espaço entre as duas cabeceiras pode ser preenchido por uma cômoda ou escrivaninha;
- Perpendicular: em alguns quartos, o melhor posicionamento entre duas camas será perpendicular, com camas encostadas em paredes que se encontram no canto; aproveite esse espaço na junção das paredes, colocando por exemplo uma sapateira ou até uma prateleira com brinquedos.
Decoração do quarto infantil
Ao investir em um quarto planejado, a decoração é um passo natural do projeto. Com o melhor aproveitamento do espaço, há nichos que quase pedem para serem preenchidos com decoração.
É interessante conversar com a criança sobre como ela espera que seja a decoração do quarto. Existem as clássicas opções de rosa para menina e azul para menino, mas o legal é deixar a criatividade fluir e pensar em um quarto com decoração original.
Além da combinação de cores, é possível pensar em uma temática baseada em algum personagem, ícone ou tema de interesse da criança. Algumas ideias são ambientes com decoração de trem, espaço sideral, circo e floresta.
Veja os quartos infantis da Pizarro Planejados e inspire-se para o espaço do seu pequeno!