A cozinha é um cômodo fundamental do lar e também possui máximo destaque nos projetos residenciais de mobiliário e decoração. Há tempos esse local da casa deixou de ser um espaço direcionado exclusivamente ao preparo dos alimentos e passou a ser visto como um ambiente de confraternização, independentemente de suas medidas.
Quem tem paixão por decoração deve saber que as cores dos ambientes têm grande impacto no conforto e bem-estar de quem ali vive, e por isso, é preciso ter muita atenção no momento da escolha deste quesito.
Caso você ainda não saiba como escolher as melhores tonalidades para a sua cozinha, na leitura a seguir vamos apresentar algumas dicas importantes que podem te guiar nesse desafio. Confira!
Como escolher a cor ideal para a cozinha?
Você é livre para optar por qualquer tonalidade para o ambiente da sua cozinha, mas precisa conhecer um pouco sobre os reflexos e impactos que determinadas cores podem trazer para os seus dias.
Em casos de cozinhas com dimensões reduzidas, o mais ideal é não utilizar cores fortes e vibrantes em excesso, pois elas são capazes de promover sensações de desorganização e cansaço visual.
Nestas condições, o recomendado é utilizar essas tonalidades de forma equilibrada, em apenas uma parede ou até mesmo em elementos pontuais, sempre contrastando com cores neutras.
Já em cozinhas mais amplas, você tem uma liberdade um pouco maior para trabalhar, seja nas cores das paredes, móveis ou itens decorativos. De qualquer maneira, o equilíbrio continua sendo fundamental para conquistar harmonia neste espaço.
Uma composição de cores neutras aliadas às cores vibrantes pode trazer resultados incríveis para a cozinha da sua casa. Para isso, lembre-se de observar o círculo cromático e os princípios de combinação entre cores análogas e complementares.
O famoso “preto no branco”
A combinação entre preto e branco é um recurso extremamente versátil, sendo apreciado pelos mais diversos perfis de consumidores. Se quiser optar por essas tonalidades, dê preferência para um ambiente majoritariamente branco com alguns elementos em preto, preservando sempre o equilíbrio e a leveza.
Por ser composta de cores neutras, essa combinação também permite que você modifique a decoração constantemente, adicionando elementos decorativos de outros tons, se assim preferir.
Mais uma vez ressaltamos que não há regras ou limitações para a escolha ideal das cores da cozinha de sua casa, mas existem alguns parâmetros que podem ajudar a alcançar a harmonia na decoração.
Inspire-se com os projetos de cozinhas planejadas realizados pela Pizarro Planejados!