Experienciar descobertas gastronômicas ímpares, compartilhar momentos com pessoas queridas ou por que não o conjunto “cozinhar, comer, beber e conversar” ? Bom, há tempos a cozinha deixou de ser apenas um cômodo isolado voltado aos afazeres para se tornar um espaço de lazer e descontração, também conhecida como o coração da casa.
Por essa razão, o planejamento de toda a mobília da sua cozinha precisa ser muito bem avaliado, visto que é preciso assegurar a máxima funcionalidade do local sem deixar de lado o conforto.
Existem diversos modelos de cozinhas planejadas disponíveis no mercado e para te ajudar a fazer a melhor escolha, trouxemos 5 tipos distintos poderão solucionar seu ambiente de muitas maneiras. Confira!
A praticidade que esse modelo proporciona é uma das razões que o fizeram conquistar muitos lares. Aqui a disposição dos eletrodomésticos é comum, exceto pela presença de uma ilha que fica posicionada no centro do cômodo, podendo ser utilizada para refeições, área de trabalho ou até mesmo como um local para o fogão.
Contudo, antes de decidir implementá-lo na cozinha da sua casa é preciso levar alguns fatores em consideração, como o espaço útil disponível, por exemplo. É importante compreender que esse modelo é mais recomendado para cômodos amplos e por isso, é necessário que a cozinha tenha no mínimo 9 m². Esse espaço irá permitir que você abra portas, gavetas e circule pelo local com tranquilidade e conforto.
Típicas de apartamento, as cozinhas corredor são simples, compactas e adequadas para ambientes ligeiramente estreitos. Neste modelo, todo o mobiliário e eletrodomésticos ficam posicionados frente a frente, resguardando assim um espaço livre no meio para a circulação. Uma boa alternativa é investir no trabalho com cores e iluminação, visando promover maior sensação de amplitude no local.
Esta é uma outra solução para pequenos ambientes. A cozinha em L se organiza apenas em duas paredes, deixando livre todo o restante do local. Além disso, ainda existe a possibilidade de integrá-la até mesmo com a sala, o que resulta na conhecida “cozinha americana”.
Neste caso, o tamanho do ambiente não impede a organização do cômodo. O modelo de cozinha em U possui três dos seus lados preenchidos com a mobília básica: geladeira, fogão, bancada, entre outros. O melhor é que este tipo de cozinha pode ser facilmente adaptado para quaisquer que sejam as condições da sua casa.
É comum que as cozinhas em formato de G sejam confundidas com as que são organizadas em U. Assim como a anterior, ela possui três lados preenchidos com o mobiliário, mas um deles não segue até o fim. Isso contribui para a sensação de amplitude do local, além de conferir muita personalidade ao ambiente.
Cozinhas planejadas são as melhores soluções para assegurar o melhor aproveitamento do local, aliando harmonia, personalidade, conforto e funcionalidade no ambiente. Conheça agora mesmo os projetos realizados pela Pizarro Planejados!