A reciclagem pode ser um importante aliado na decoração de uma casa ou apartamento. Diversos itens que seriam jogados fora podem se transformar em móveis ou adereços, garantindo peças exclusivas.
Com um pouco de criatividade, é possível aumentar a vida útil de materiais e contribuir com o meio ambiente. A Pizarro Planejados listou algumas ideias de como usar a reciclagem na decoração, com foco nos itens que mais demoram para se decompor na natureza.
- garrafas viram vasos de plantas: o vidro é um dos materiais que mais demora para se decompor na natureza, com estimativas que variam de 4 mil a 10 mil anos. Então, antes de jogar fora garrafas feitas com esse material, tente reutilizá-las como vasos de plantas e flores. Aumentar a vida útil do vidro é contribuir com o meio ambiente.
- potes podem se tornar luminárias: outra ideia para reutilizar o vidro é pegar os potes de geleia, conservas e molhos para transformá-los em luminárias. O mais simples é colocar uma vela dentro do pote, mas se tiver conhecimentos básicos em elétrica, é possível criar uma luminária linda. De quebra, dá para criar um clima romântico.
- latas de alumínio se transformam em organizadores: assim como o vidro, os metais não são biodegradáveis. Mesmo depois de se decompor, seus elementos continuam na natureza. Dê um bom acabamento às latas de alumínio, cobrindo com pintura ou tecido, e ganhe diversos porta-talheres, escovas, canetas...
- versatilidade dos paletes: quando o assunto é decoração com materiais recicláveis, o queridinho do momento é o palete. Por sua versatilidade, é possível criar de forma fácil e prática elementos como prateleiras, mesinhas de centro e estantes. Invista em um acabamento legal, lixando e pintando a madeira, e tenha uma peça exclusiva.
- móveis com engradados: é possível usar essas caixas de plástico em mesinhas, estantes, cadeiras... a lista é infinita para quem tem criatividade. Estima-se que o plástico de boa qualidade demora centenas de anos para desaparecer.
Além de usar recicláveis na decoração, lembre de separar os materiais para a coleta seletiva e praticar a logística reversa, levando pilhas e luminárias em pontos corretos de descarte. Cuidar do meio ambiente é preservar a vida para as próximas gerações.
Fontes:
https://www.tuacasa.com.br/como-reutilizar-objetos-na-decoracao/https://casaefesta.com/25-ideias-de-decoracao-com-reciclagem-para-casa/https://dgi.unifesp.br/ecounifesp/index.php?option=com_content&view=article&id=16&Itemid=11