Veja dicas para organizar o espaço de trabalho na sala ou no quarto, assim como as vantagens de um home office planejado para ambientes pequenos
Termo tão comum em tempos de pandemia, o home office significa, na tradução literal, escritório em casa. Contudo, nem todo mundo tem um espaço específico para trabalhar no ambiente doméstico.
A improvisação foi necessária para conseguir acomodar o home office, mas passado um ano ficou claro que essa tendência veio para ficar em algumas empresas e profissões.
Por isso, talvez valha a pena investir em um home office planejado, principalmente se o imóvel é pequeno. Abaixo, listamos algumas dicas de como organizar esse espaço de forma funcional e bonita.
Mesa para home office
O protagonista no home office é a mesa. O ideal é que ela tenha um espaço para colocar a tela do computador na altura dos olhos, e outra divisão para o teclado e mouse que fique confortável para os braços. Contudo, muita gente acaba trabalhando com notebooks – apesar de práticos, não são a opção mais ergonômica.
A sugestão é uma mesa de dimensão um pouco mais larga, que possa oferecer suporte para os braços. A altura deve estar, nesse caso, entre os olhos e os braços para forçar o menos possível tanto um quanto o outro.
Invista em um modelo de qualidade e que te agrade – afinal, você vai passar várias horas trabalhando nela.
Em um home office planejado, é possível integrar a mesa com outros móveis, como o guarda-roupa ou o painel da TV. Além disso, a mesa será projetada exatamente para o espaço disponível, aproveitando-o da melhor forma.
Cadeira para home office
Passados tantos meses de home office, ficou claro que é preciso ter uma cadeira de qualidade. Ninguém consegue ser produtivo sentindo dores nas costas ou nas pernas.
Escolha um modelo com assento acolchoado e encosto confortável para as costas. Outra dica é dar preferência para cadeiras com suporte para os braços, melhorando a postura.
Home office na sala
Apesar de não ser o ideal, muita gente acabou instalando o home office na sala por falta de espaço em outros cômodos da casa.
Uma ideia para organizar esse ambiente é integrar a mesa ao painel da televisão, otimizando os espaços disponíveis com móveis planejados. Outra possibilidade é investir em um home office montável: uma bancada que pode ser fechada quando não estiver sendo usada, por exemplo.
Home office no quarto
O quarto foi a escolha de muita gente que precisou montar um home office pequeno, principalmente por ser um ambiente mais tranquilo em relação à sala ou cozinha, por exemplo. Os cantos podem ser uma boa ideia para utilizar melhor o espaço, acomodando a mesa e a cadeira no encontro entre duas paredes.
Outra ideia é integrar a escrivaninha à cama ou ao guarda-roupa. Essa organização dá um sentido de continuidade, melhorando a organização do ambiente e otimizando o espaço disponível.
Além disso, é possível planejar o home office no quarto instalando prateleiras ou um pequeno armário acoplado à mesa.
Iluminação para home office
Valorize a luz natural sempre que possível, instalando o home office junto a janelas ou varandas. Nos casos em que isso não for possível, tenha uma iluminação geral suave e, caso seja necessário, invista em uma pequena luminária para deixar à mesa de trabalho.
Home office pequeno
Ter um espaço reduzido para instalar o home office não é motivo para que ele seja desorganizado ou improvisado. Com um bom planejamento, é possível tornar o home office agradável e, com isso, até melhorar a produtividade.
A Pizarro Planejados é especializada em projetar ambientes para home office, promovendo conforto e tranquilidade para suas atividades laborais.
Fontes:
https://www.vivadecora.com.br/revista/home-office-modelos/https://www.vivadecora.com.br/revista/home-office-pequeno/https://lojasinteriores.com.br/home-office-moveis-planejados/