Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada durante todo o mês, no mundo todo. A campanha é dirigida especialmente aos homens, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A campanha Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro e, no Brasil, o movimento foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e prevenir a doença.
Prevenção
A maioria dos homens acredita que somente depois dos 50 anos é que é necessário se preocupar com o câncer de próstata, mas estão enganados. Grupos de riscos como pessoas com histórico familiar da doença e homens afrodescendentes precisam ter atenção redobrada, independentemente da idade.
Detectar a doença no início é essencial para aumentar as chances de cura, e isso só poderá acontecer se os homens realizarem os exames periodicamente, pois o câncer de próstata não apresenta sintomas em seu estágio inicial. O preconceito ainda é uma barreira, que começa a ser quebrada, devagar.
Quando o câncer de próstata exibe sintomas, tornando-se perceptível para qualquer um, significa, infelizmente, que a doença já está em um estágio avançado.
Com a chegada da idade, é necessário que todos os homens previnam-se, pois entram, automaticamente nos grupos de risco, tendo histórico familiar, ou não, sendo afrodescendente, ou não.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Os homens precisam começar a se preocupar a partir dos 40 anos.
Quanto mais cedo procurar um médico, maiores serão as chances de cura.
Fatores de risco
Existem diversos fatores de risco, que contribuem para que a doença avance nos homens. Conheça esses fatores e se você se enquadra em algum deles, procure um médico e previna-se.
- Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos) - Histórico familiar - Raça (maior incidência entre os negros) - Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos - Sedentarismo - Obesidade
Sintomas
Os sintomas do câncer de próstata infelizmente aparecem somente nos casos mais avançados. Por isso a grande arma contra a doença continua sendo a prevenção e os exames regulares.
- Vontade de urinar com urgência - Dificuldade para urinar - Levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro - Dor óssea - Queda do estado geral - Insuficiência renal - Dores fortes no corpo
O câncer de próstata atinge cerca de 69 mil homens por ano. Valorize a sua vida. Quando descoberto em um estágio inicial, as chances de cura aumentam consideravelmente.
Faça parte da campanha Novembro Azul, nós da Pizarro Planejados apoiamos essa ideia.