Iluminação de ambientes não é apenas um aspecto decorativo nas residências; ela é um elemento funcional e indispensável na composição dos ambientes, pois interfere diretamente na amplitude do espaço, na segurança, na luminosidade e, até mesmo, na sensação térmica.
Dependendo do tipo de luz, o cômodo pode parecer ser maior ou menor, dar ares mais aconchegantes, ativar o estado de alerta, aumentar a produtividade, favorecer o raciocínio e colocar objetos em destaque.
Uma boa Iluminação de ambientes vai muito além de embelezar a decor. O papel estético é inegável, mas, a iluminação adequada, tem também uma clara função de gerar conforto e bem-estar.
Cada ambiente do imóvel pede uma iluminação específica, que favoreça a realização de atividades no cômodo.
Os quartos são ambientes muito particulares, voltados para descanso, relaxamento e momentos de total intimidade. Sendo assim, esses cômodos da casa pedem uma Iluminação do ambiente acolhedora.
Uma ótima alternativa para os quartos de casal ou de so>lteiros são as luminárias centrais. Evite os pendentes e lustres! Prefira os plafons instalados diretamente no teto, pois o efeito possibilitado por esse tipo de luminária é mais aconchegante.Nos corredores da sua casa, invista em uma iluminação forte, uniforme e abrangente. Por ser uma área pequena e de ampla circulação, é importante proporcionar uma boa visibilidade a fim de minimizar os riscos de acidentes.
Nesse sentido, as lâmpadas fluorescentes e eletrônicas de LED são as melhores escolhas. Elas são mais claras, intensas, além de serem mais econômicas e duráveis. Em tempos de sustentabilidade e de consumo consciente, isso também faz toda diferença.
É na cozinha que as refeições são preparadas. Nesse ambiente da casa, lidamos com fogo, faca e outros itens relativamente perigosos. Daí a necessidade de ter uma cozinha bastante clara e funcional, até porque é indispensável enxergar os alimentos e os utensílios com precisão.
Diante disso, busque lâmpadas com um IRC (Índice de Reprodução da Cor) elevado. Vale ressaltar que as lâmpadas que possuem maior IRC são as dicroicas e as halógenas. Em termos decorativos, pendentes ficam incríveis sobre as bancadas e ilhas das cozinhas, mesmo não sendo suficientes para iluminar o espaço.
A sala de estar é um dos espaços mais usados da casa. É nela que costumamos descansar após um dia de trabalho intenso. É nela também que recebemos os amigos e que, na ausência de uma sala de televisão, fazemos as sessões de cinema em casa.
Esse cômodo tão versátil requer uma iluminação agradável e aconchegante, com lâmpadas amarelas. Opte por lâmpadas refletoras, que são mais sofisticadas e ficam muito bonitas em tetos de gesso.
Essas foram as nossas dicas de iluminação de ambientes. A grande dica, independentemente do cômodo, é que para acertar na escolha das luzes é considerar as formas de utilização do espaço. Ele é usado para leitura, estudos, ver televisão, cozinhar?
Defina o tipo de lâmpada somente após analisar o uso. Mas existem lâmpadas que podem ser usadas e se adaptam a ambientes.