Iniciar a reforma da casa e mudar os ambientes são experiências de muito entusiasmo. Agora, já imaginou começar essa etapa sabendo fazer economia sem perder os aspectos modernos de móveis, pinturas, objetos e layout da casa? Vamos ajudar você!
Primeiro passo: planejamento. Fazer um levantamento de preços inicialmente e depois planejar cada gasto para ter o controle da reforma. Essa deve ser a primeira atitude de quem pretende economizar e dar maior viabilidade financeira à obra.
O passo dois é: mapear todas as fases e materiais. Faça uma lista detalhada de tudo o que se pretende mudar na casa. Até mesmo de materiais simples como interruptores, tomadas, e objetos e móveis planejados. Estabeleça as prioridades, escolha o projeto mais adequado ao seu gosto e comece a se organizar para tirar a obra do papel.
O terceiro passo é fechar um orçamento especifico para todas as intervenções e compras a serem realizadas. Fixe um teto para o investimento e alinhe com os profissionais da obra para evitar surpresas desagradáveis e seguir todo planejamento traçado.
Lembre-se de ser verdadeiro sempre ao se comunicar com os profissionais envolvidos na reforma, uma vez que em boa parte dos casos, os clientes revelam o orçamento que estão dispostos a gastar no final da obra. Um equívoco que resulta na perda de ideias e projetos que deixariam o imóvel ainda mais atrativo. Por isso: revele tudo no planejamento inicial.
Seguir à risca o cronograma é a quarta dica. Uma obra bem feita precisa de prazo. E obra que cumpre prazo é sinônimo de que segue o planejamento definido e o limite de recursos já disponibilizados.
Os últimos dois pontos são equilibrar gastos e aproveitar as promoções de materiais de qualidade.
Caso ocorra de extrapolar, por algum motivo, o orçamento estabelecido, adote meios, junto ao responsável pela reforma, de economizar de uma outra maneira, em uma outra área da obra. É natural que no momento de fechar a aquisição de materiais alguns estejam com reajuste acima do que foi orçado.
Por isso, aproveitar as promoções, especialmente no início do ano, época das famosas liquidações, é um bom negócio. Comprando à vista, os valores ficam mais atrativos. É justamente nessa época que um móvel diferenciado, inicialmente recusado por possuir um alto valor, se torna viável para se adquirir e levar para a nova casa.